Cacos de Coração



Os corações humanos são coisas interessantes de se analisar. Eles são órgãos e ao mesmo tempo símbolos. Eles vivem dentro, mas saem pra fora numa frequência enorme. Eles vivem batendo, intactos, bobeando o líquido da vida. No entanto, se despedaçam no chão mais vezes que brinquedo de criança. É como se a terra fosse um imã irresistível, e o coração não tivesse outra escolha senão atirar-se nela.
Cacos. Vejo muitos cacos no chão. Alguns eu sei ser de ontem, e que não os recolhi por pura preguiça. Outros sei ser de hoje, e que ainda me resta fôlego pra praguejar-me por tê-los deixado cair. Estou aqui sentada na calçada, parecendo uma mendiga, pedindo uma esmola de amor a qualquer transeunte. Aí, se alguém passa e oferece esmola, fico triste porque não me olha nos olhos. Como se dá amor sem olhar nos olhos? Eu não compreendo isto. Parece que entendo grego onde todos falam português. Será que tantos cacos assim vão um dia ser recolhidos? Eu também quero saber. Se souberes a resposta, ligue-me imediatamente. É um caso de vida ou sentença de morte. Eu poderia gastar essas moedas comprando uma pá e uma vassoura. Seria mais útil do que mendigar amor sem olhares sinceros.
Mas isso aqui já virou discurso de melancolia. Não estou falando de uma desilusão com outrem, estou falando de uma desilusão comigo. Eu vivo quebrando meu coração, e deixando os cacos soltos por aí. Será que é vontade que eu pise em algum, me corte e sinta a dor do coração que faleceu por culpa minha? Talvez seja. Deus que me livre! Medirei esses desejos inconscientes, pois eles nada me acrescentam de bom. Quero dizer apenas que o coração é uma coisa interessante, que leva a pensamentos interessantes, que é a casa da alma e por isso nos engana fácil com sua carcaça de bom moço. Iludidos são aqueles que acham que do coração obterão respostas precisas e universalmente verdadeiras. Vá com calma, meu jovem. Nem sempre é possível ver este fenômeno. É no coração que alimentamos a dor; também o perdão. É no coração que colocamos a ansiedade pra funcionar, também nele que abraçamos a paciência querendo que ela se sente como a menina obediente que deve ser. Ele é o palco das coisas mais profundas e ao mesmo tempo superficiais da vida. Sem ele seríamos só um pedaço de carne rodeada de ossos, com uma pequena massa cinzenta acima coordenando tudo. Vida sem graça é o que teríamos. Mas, temos coração, não temos? E isso deixa tudo mais complexo e vivo. Pro bem ou pro mal ele nos serve, pra alegria ou tristeza ele nos completa. Ele é que diz se eu continuo conscientemente viva ou não. Aí, surgimos eu e você! Com nossas mãos grandes e desastradas deixamos o coração cair no chão. Olha só que desastre. E a gente ainda é prepotente e acha que sabe viver.
Não sei concertar um coração. Não sei como se remenda pedaços, mas talvez um dia eu aprenda. Gosto de aprender. O mais importante é saber que ficar sentado pedindo esmola não adianta nada. Os cacos não vão se reunir sozinhos e desfazer a bagunça que eu criei. Eles continuarão lá, me lembrando a cada vez que passar por eles que preciso tirá-los dali, antes que machuquem mais alguém além de mim. Diante dos anos passados, adquiri minhas próprias técnicas. Uma delas é blindar o coração contra aquilo que me faz querer deixá-lo cair. Sim, blindar. Rodeá-lo de um material forte e capaz de proteger de grandes quedas. Esse material, no meu caso, seriam palavras. Rodeei meu coração com palavras tão eficazes e reforçadoras que ele hoje está mais forte e corajoso. Está até querendo aprender a dançar, cantar, orar, saltar. Ele viu que está vivo, e que os cacos fizeram dele um projeto mais intenso. Sou extremamente boba, ao ponto de nunca ter percebido que nas palavras está o poder da fé. O poder do crer. O poder de confiar nas coisas que eu não vejo nem sei se existem. O meu coração hoje está fantasiado com uma roupa azul cheia de cacos reluzentes. Diz ele que é pra mostrar ao mundo e ás pessoas que é possível vencer as quedas dolorosas. Diz ele que os cacos são seus troféus de batalha.
Um dia eu já me sentei triste na calçada, hoje eu me levantei dela. Ouvindo uma voz interior eu soube que por mais sábio ou enganador que seja meu coração, preciso cuidar dele. E ainda que ninguém me ouça, me estenda a mão, me olhe nos olhos, me faça sorrir eu estarei pronta pra mostrar um saquinho cheio de cacos. Não é mórbida essa atitude, é salvadora. Por vezes parece que estamos rodeados de uma imensa escuridão, de um silencio ensurdecedor, de um calafrio aflito, mas eu sei que nada disso é real. As palavras blindam meu coração como se um escudo de 360° graus estivesse sobre ele. Não há brechas, há portas, as quais só eu tenho a chave. Agora se você me der licença, vou indo. A noite está chegando, o frio inundou minhas têmporas, e tenho ainda muitos cacos de coração pra recolher...



Comentários